Blog
Árvore genealógica Assentos e certidões

Como identificar fotos antigas da família?

Como identificar fotos antigas da família?

Todo mundo tem uma caixa guardada na gaveta recheada de fotos e álbuns de fotografias. Esse material, além de ser uma ótima maneira de guardar lembranças, pode ser muito útil na hora de montar a sua árvore genealógica. Muitas dessas fotos, inclusive, possuem anotações como o ano em que foi tirada e quem está na foto. Entretanto, existem aquelas que não possuem nada e você precisa analisar como identificar fotos antigas da família de uma outra maneira. 

É possível identificar a idade de uma pessoa a partir de uma fotografia datada?

Sim, mas de forma aproximada. E talvez você possa até obter outras informações relacionadas a essa pessoa, tal como o ano de seu nascimento.

Para conseguir esse resultado aproximado, você precisará usar um serviço baseado em inteligência artificial como o serviço de detecção facial da Microsoft. Essa tecnologia identifica aspectos da imagem e fornece algumas informações básicas, como o sexo da pessoa retratada, sua idade aproximada, se está usando óculos e seu estado de espírito.

Basta digitalizar a imagem de forma que a pessoa em questão fique em evidência e subir o arquivo digital no sítio da ferramenta. Com base na data informada no registro e a idade sugerida pela ferramenta, pode-se estimar o período em que o retratado pode ter nascido.

| Veja também: Ajuda para entender caligrafia antiga

Converse com familiares próximos

Além de usar a tecnologia a seu favor, você também pode perguntar a parentes próximos alguns detalhes, como por exemplo: quantos irmãos cada pessoa tem, com quem da família morava, altura aproximada, cor do cabelo e demais características que podem te ajudar a identificar as pessoas na foto. 

Tenho fotos antigas sem data, é possível datá-las?

Sim, é possível, mas isso requer alguma estratégia. Imagine que você tem uma foto nítida de um parente, mas ela não tem nenhuma anotação relativa ao momento em que foi feita. Se tiver alguma outra informação sobre esse parente – tal como o ano de nascimento, casamento ou óbito – talvez você possa descobrir a data do registro por dedução.

Para conseguir esse resultado aproximado, você precisará usar um serviço baseado em inteligência artificial como o serviço de detecção facial oferecido pela Microsoft. Essa tecnologia identifica aspectos da imagem e fornece algumas informações básicas, como o sexo da pessoa retratada, sua idade aproximada, se está usando óculos e seu estado de espírito.

Basta digitalizar a imagem de forma que a pessoa em questão fique em evidência e subir o arquivo digital no sítio da ferramenta. Com base na idade sugerida pela ferramenta e na data de referência conhecida (nascimento, casamento ou óbito), você poderá calcular o período em que o registro foi feito, mas não a data exata.

Se você não encontrar nenhuma data na foto, tente procurar por selos, carimbos ou até mesmo algum outro nome. Em alguns casos, você pode encontrar informações sobre o estúdio de fotografia que tirou a foto. Com essa informação, você consegue fazer uma breve consulta sobre o tempo de funcionamento do local, e com isso ter uma base mais certeira do período em que a foto foi tirada. 

Interessante, né? Assim fica muito mais fácil enriquecer a sua árvore genealógica.  🥰
Se você quer saber mais sobre o assunto ou tem alguma dúvida pontual, deixe um comentário. Nossa equipe está preparada para conversar mais sobre o tema!


Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Deseja conhecer com mais profundidade a sua família e a sua origem?

Peça já um orçamento e entenda mais sobre o nosso trabalho.

Entrar em contato (21) 99995-6400

Ofertas & Novidades

Cadastre-se e receba por e-mail ofertas e novidades da Minha Árvore Genealógica.