Blog
Árvore genealógica Assentos e certidões

Ajuda para entender caligrafia antiga

Ajuda para entender caligrafia antiga

A caligrafia de documentos antigos é um desafio que, em algum momento, todo pesquisador de histórias de família irá encontrar. Por isso, talvez você precise de ajuda para entender caligrafia antiga e decifrar o que consta nos documentos de seus antepassados. A boa notícia é que existem alguns meios de conseguir esse auxílio e dar um passo a mais na sua árvore genealógica.

Caligrafia antiga

Você já olhou para uma receita médica e ficou, durante um bom tempo, tentando decifrar o que estava escrito nela? Tenho quase certeza que sim – e olha que hoje em dia já temos vários recursos que nos ajudam a entender caligrafias. 

Documentos antigos, principalmente os assentos paroquiais – registros de batismo, casamento e óbito feitos nas paróquias antes que houvesse o registro civil – eram feitos à mão e frequentemente por párocos com péssima grafia.  Esses documentos não tinham a qualidade de hoje e nem sempre eram guardados de maneira correta.

Por isso, não é muito fácil interpretar esses documentos sem alguma ajuda. Em virtude disso, você pode acabar encontrando dificuldades para compreender esses documentos e precisará de ajuda para entender a caligrafia antiga.

Onde posso encontrar ajuda para entender caligrafia antiga?

Estudantes de História costumam se dedicar à leitura desse tipo de documento, portanto você poderá recorrer a um amigo estudante ou formado na área para obter ajuda.

Outra possibilidade para obter ajuda para entender caligrafia é recorrer a um grupo de interesse específico do Facebook. Você pode também procurar pela palavra genealogia na busca do Facebook e conseguirá uma grande relação de grupos para escolher. Sugiro que você busque grupos com muitos participantes e que tenham publicações recentes. Há grupos com interesses bem específicos – genealogia judaica, genealogia do sertão – que podem ser mais úteis se você tiver alguma ligação com o tema por eles discutido.

Finalmente, existem os Centros de História da Família (CHF), vinculados à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Eles são encontrados em diversas cidades e contam com o serviço de voluntários que podem ajudar em sua leitura e interpretação dos documentos. Sugiro que entre em contato para descobrir o horário de funcionamento antes de ir ao centro mais próximo de sua residência.

E se eu não encontrar documentos antigos de meus antepassados?

Em alguns casos isso pode acontecer e o motivo é bem simples: Muitos livros podem ter sido destruídos ou podem não ter sido digitalizados ainda. Se você não tiver conhecimento da destruição, vale a pena aguardar pela digitalização. 

Por que os parentes não querem compartilhar documentos de família?

Esse é um problema muito comum e que você também pode encontrar. Isso acontece, na maioria das vezes, devido a histórias de família que seus parentes não desejam expor, tais como paternidade desconhecida, adoção ou mesmo crimes dolosos. Nessas situações, é muito importante respeitar a decisão, ok?

Agora conta pra gente, você está conseguindo entender a caligrafia dos documentos de seus antepassados? Essa etapa requer muita persistência e uma certa paciência, mas nada que seja impossível, ok? 

Estudo da paleografia

A leitura de documentos antigos abrange certas dificuldades, como o tipo da letra, a formação das palavras e frases, o estado do papel e da tinta. E é aí que entra o estudo da paleografia.
A paleografia estuda as formas de escrita, a história dos documentos, o suporte em que se encontra a escrita e tudo o mais que possa contribuir para o esclarecimento da história dos documentos.

As técnicas desenvolvidas para a leitura paleográfica podem ser aplicadas a grafias manuscritas de qualquer época. Além de conseguir as ajudas citadas anteriormente, existem algumas técnicas que podem te ajudar a decifrar algumas certidões e documentos mais antigos escritos à mão, tais como:
– Leia algumas vezes todo o documento; 
– Tente identificar algumas palavras conhecidas e decifrar o restante do texto com base no padrão de escrita;
– Você também pode fazer uma comparação com outros documentos e tentar decifrar o que está escrito. 

Está enfrentando dificuldades ou precisa tirar alguma dúvida pontual? Nossa equipe está sempre aposta e pronta para te ajudar sempre que necessário. Entre em contato e venha bater um papo com a gente.


Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Deseja conhecer com mais profundidade a sua família e a sua origem?

Peça já um orçamento e entenda mais sobre o nosso trabalho.

Entrar em contato (21) 99995-6400

Ofertas & Novidades

Cadastre-se e receba por e-mail ofertas e novidades da Minha Árvore Genealógica.