Blog
Árvore genealógica Assentos e certidões

Como estimar as datas de documentos antigos?

Como estimar as datas de documentos antigos?

Se você acompanha nossas publicações, já sabe que montar a árvore genealógica pode te oferecer informações que, muitas vezes, você nem sonhava sobre sua família. Mas para ter todas essas informações em mãos, antes é necessário fazer uma boa pesquisa de documentos, histórias e alguns outros dados importantes sobre seus antepassados. Mas como estimar as datas de documentos antigos dos meus antepassados? Calma que vamos te ajudar!

Encontrar documentos dos pais, avós e bisavós pode ser uma tarefa simples, afinal, são pessoas de fácil acesso – ou com documentos ainda bem localizados. Mas e quando não temos nenhum tipo de histórico com a pessoa, como estimar as datas de documentos mais antigos? É nessa etapa que muitas pessoas abandonam a construção da árvore genealógica. 

Mas não se preocupe, com algumas dicas simples, você consegue estimar datas próximas e encontrar alguns documentos. E nós da Minha Árvore Genealógica podemos te ajudar. 

Regra 10/25

Uma estratégia que utilizamos e quase sempre oferece bons resultados é a regra dos 10/25 anos. Essa regra não é exata, mas pode te ajudar na análise de como estimar as datas de documentos antigos, assim como localizá-los de forma menos cansativa para a montagem da sua árvore genealógica. 

 Ela funciona assim: 

• Com base em sua data de nascimento, você poderá buscar o registro de casamento de seus pais em uma janela de tempo de até dez anos antes dessa data.

Aqui um exemplo prático: Digamos que você tenha nascido no ano de 1987. Isso significa que você pode começar a buscar os registros de casamento de seus pais a partir do ano de 1.977.

• Em uma janela de 20-25 anos antes da data do casamento deles, você poderá encontrar seus registros de batismo.

Isto é: Se eles se casaram lá pelo ano 1.977, devem ter sido batizados entre os anos 1.957- 1.952, aproximadamente.

• Em uma nova janela de até dez anos antes do batismo deles, você poderá encontrar os registros de casamento de seus avós e assim por diante.

Isto é: Se eles foram batizados entre os anos 1.957- 1.952, seus avós se casaram lá pelos anos 1.942, aproximadamente. 

Bem mais fácil, né? Lembrando que essa regra pode não ser exata, mas ajuda bastante!


Converse com seus avós e bisavós 

Se tem alguém que pode saber das histórias antigas da família, conhecer ou ter ouvido falar de algum antepassado seu, sem dúvida são seus avós ou bisavós – caso ainda os tenha por perto. 

Conversar com um familiar é, de fato, a maneira mais simples e incrível de você conseguir informações sobre seus antepassados – ou pelo menos alguns dados que podem te direcionar na procura dos documentos. Através deles, você pode adquirir informações importantes para encontrar os documentos que precisa, como nacionalidade de um parente, por exemplo. Sem contar que, você pode acabar escutando histórias de vida incríveis sobre eles. 

Portanto, antes de você quebrar a cabeça fazendo cálculos e tentando adivinhar com quantos anos seus avós nasceram e se casaram, você pode recorrer a um familiar que os conheciam ou, pelo menos, já ouviu falar deles.  

Agora conta pra gente, como está sendo essa descoberta sobre as histórias da sua família? Precisa de alguma ajuda para estimar as datas de documentos antigos? Nossa equipe está preparada para te ajudar! 😉


Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Deseja conhecer com mais profundidade a sua família e a sua origem?

Peça já um orçamento e entenda mais sobre o nosso trabalho.

Entrar em contato (21) 99995-6400

Ofertas & Novidades

Cadastre-se e receba por e-mail ofertas e novidades da Minha Árvore Genealógica.