Blog
Árvore genealógica Genealogia e Genética

Vantagens de fazer um teste genético

Vantagens de fazer um teste genético

Você tem curiosidade em descobrir mais sobre sua origem, sua ancestralidade e o que você vem carregando deles nos dias de hoje? A realização de um teste genético pode ser muito vantajoso e até mesmo te ajudar no processo da criação da sua árvore genealógica. Isso mesmo, existem muitas vantagens de fazer um teste genético que vão além dos resultados padrões e que você precisa conhecer. 

O que são os testes genéticos?

O DNA humano é composto por 46 cromossomos, sendo 23 vindos da mãe e 23 vindos do pai. Eles são responsáveis por guardar toda a informação genética de uma pessoa, desde características físicas, presença de variações que causam doenças, até uma leitura completa de milhares de pontos do DNA em busca de informações contidas nele, tais como as regiões do mundo que precedem o seu material genético. 

| Leia também: Testes genéticos e migrações históricas 

Vantagens do teste genético

Os testes genéticos fazem uma avaliação completa de seus genes e apresentam informações riquíssimas e que vão além da sua descendência. Eles abordam também temas importantes sobre saúde e bem-estar. E o melhor de tudo: eles são mais rápidos e sedutores que as longas e muitas vezes infrutíferas buscas por certidões e assentos paroquiais, entre outros documentos.

Países de origem de ancestrais

O DNA contém pistas genéticas que permitem detectar os diferentes países de origem dos seus ancestrais. Por exemplo, se você tem genes comuns a europeus e africanos, é possível descobrir de onde vieram seus antepassados, o que pode ser uma grande ajuda quando você enfrenta dificuldades em encontrar seus antepassados na criação da árvore genealógica da sua família – além de serem até mais baratos que as buscas feitas por genealogistas profissionais. 

Predisposição genética para doenças 

Além de indicar a ancestralidade global e a linhagem dos seus antepassados, a realização de um teste genético pode indicar predisposições genéticas para algumas doenças, como diabetes, Parkinson e Alzheimer. 

Isso possibilita que a pessoa possa tomar atitudes que possam prevenir o aparecimento de doenças, ou indicar o melhor tipo de tratamento em casos onde a doença já está ativa. 

Outra vantagem dos testes genéticos é que, ao contrário do que muitos imaginam, você não precisa realizar o teste em toda a família para obter os resultados que busca. Com a ajuda de uma pequena quantidade da sua saliva, é possível receber um mapeamento com informações muito ricas.

Se você for homem, poderá fazer todos os testes disponíveis: DNA-Y, para análise de herança pela via paterna; DNA mitocondrial, para análise da herança pela via materna; e DNA autossômico, para análise da composição etnogeográficas geral, isto é, da mescla de componentes etnogeográficos que você herdou de seus antepassados.

Se você for mulher, apenas não poderá fazer o teste do DNA-Y, mas poderá contar com seu pai, um irmão, tio ou avô paterno para obter uma análise da herança genética paterna.

Incrível como o teste genético pode nos trazer tantas informações importantes, né? Você tem curiosidade em descobrir sobre suas origens e sua ancestralidade? Entre em contato com a nossa equipe que a gente te ajuda. 😉


Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Deseja conhecer com mais profundidade a sua família e a sua origem?

Peça já um orçamento e entenda mais sobre o nosso trabalho.

Entrar em contato (21) 99995-6400

Ofertas & Novidades

Cadastre-se e receba por e-mail ofertas e novidades da Minha Árvore Genealógica.