Blog
Árvore genealógica

Quais são os sobrenomes italianos mais comuns no Brasil?

Quais são os sobrenomes italianos mais comuns no Brasil?

A maneira mais comum de reconhecer suas próprias raízes é pelo sobrenome. No Brasil, devido à forte imigração italiana, existem milhões de pessoas que carregam sobrenomes italianos com muito orgulho. 

E não é à toa que o nosso país é o que mais abriga descendentes de italianos fora da Itália: os números já passam de 30 milhões de pessoas de origem italiana. Além disso, a Itália é o país com mais sobrenomes diferentes no mundo inteiro, com cerca de 350 mil famílias.

Quer conhecer um pouco mais sobre os sobrenomes italianos mais comuns no Brasil e a origem deles? Continue lendo!

Cerca de 30 milhões de brasileiros carregam sobrenomes italianos

No Brasil, entre os séculos 19 e 20, chegaram centenas de famílias italianas, que aqui firmaram suas raízes e deram continuidade ao seus legados. O resultado disso são 30 milhões de cidadãos brasileiros que levam sobrenomes italianos – e, com eles, o direito à cidadania italiana.

  • Em São Paulo, o número de descendentes italianos passa de 13 milhões, o que representa cerca de 33% da população;
  • Já no Paraná, existem quase 4 milhões de ítalo-descendentes;
  • No Rio Grande do Sul, são cerca de 3 milhões de cidadãos de origem italiana.

Isso aconteceu, principalmente, porque a América do Sul foi vista como uma terra promissora e próspera, repleta de novas oportunidades, o que chamou a atenção de diversos cidadãos italianos que migraram em busca de uma vida melhor.

Os imigrantes italianos se instalaram principalmente nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Algumas cidades como Caxias do Sul e Veranópolis, no Rio Grande do Sul, serviram como colônias italianas.

| Leia também: Cidadania italiana: exceções quanto a este direito

Quais são os sobrenomes italianos mais comuns no Brasil?

Como dissemos anteriormente, a Itália é o país com a maior variedade de sobrenomes no mundo inteiro, com cerca de 350 mil sobrenomes. Confira os dez sobrenomes italianos mais encontrados aqui no Brasil:

  • Rossi
  • Ferrari
  • Mello/Melo/Merlo
  • Russo
  • Casagrande
  • Basso
  • Fontana/Fontaine
  • Martinelli/Martini/Martinus
  • Bueno
  • Sartor/Sartori/Sartoro/Sartore

Esses sobrenomes são facilmente encontrados no Brasil, mas, como é possível reparar, alguns deles possuem variações, o que é resultado de problemas de transcrição e tradução de documentos, até mesmo na adaptação dos nomes para o português.

Curiosidades sobre nomes e sobrenomes italianos

Na Itália, é muito comum que nomes dados como femininos aqui no Brasil sejam usados para homens. Ou seja, não é difícil encontrar, por exemplo, um homem com o nome de Andrea ou Simone. É simplesmente um costume italiano, que pode soar estranho para nós.

Outra curiosidade é sobre a origem do nome Rossi/Russo, que deriva da palavra rosso – vermelho, em italiano. Algumas histórias indicam que os primeiros italianos a serem chamados assim eram ruivos. Ainda sobre a origem de sobrenomes, Ferrari deriva da palavra fabbro, que significa ferreiro em italiano. 

Assim como nos sobrenomes portugueses, a ideia era indicar a família de acordo com a ocupação delas na sociedade ou com a sua origem geográfica.

Origem dos sobrenomes italianos

No estudo genealógico, é comum nos depararmos com a curiosidade sobre a origem de um sobrenome. Alguns sites, como o Cognomix, te ajudam a localizar um sobrenome e indicar a sua origem e significado.

Além das informações sobre a origem e significado dos sobrenomes italianos, o site ainda apresenta um mapa com a difusão das famílias italianas em toda a América, o que facilita na busca por familiares em outros locais e também a incidência do seu sobrenome.

| Leia também: Genealogia: um guia prático para você começar seus estudos

Ter sobrenome italiano pode me dar direito à cidadania?

Uma grande parte das pessoas que possuem sobrenomes italianos tem direito à cidadania italiana, é claro que existem algumas regras a serem cumpridas para conceder a cidadania oficialmente, mas o processo, em boa parte dos casos, é simples.

Você pode começar pesquisando a origem da sua família e montando sua árvore genealógica para confirmar sua ligação com cidadãos italianos. Essa etapa é a mais importante, pois é ela que vai garantir o início do processo.

Se você precisa de ajuda para pesquisar sua árvore genealógica, conhecer a origem da sua família e reunir os documentos necessários para iniciar o processo em busca da sua cidadania italiana, é só falar com a nossa equipe! Estamos preparados para te receber e auxiliar nessa nova jornada da sua vida.


Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Deseja conhecer com mais profundidade a sua família e a sua origem?

Peça já um orçamento e entenda mais sobre o nosso trabalho.

Entrar em contato (21) 99995-6400

Ofertas & Novidades

Cadastre-se e receba por e-mail ofertas e novidades da Minha Árvore Genealógica.