Blog
Árvore genealógica Assentos e certidões

O que é possível descobrir fazendo uma árvore genealógica

O que é possível descobrir fazendo uma árvore genealógica

Você certamente já montou alguma árvore genealógica quando criança, lá pelo tempo da escola… Mas tenho certeza que nunca parou pra pensar sobre o que é possível descobrir fazendo uma árvore genealógica. Acertei? Bom, montar uma árvore genealógica certamente pode te oferecer muitas informações importantes, que vão além daquelas que te contaram no tempo da escola. Quer saber mais sobre o assunto? Então vamos lá!

O que é uma árvore genealógica?

Antes de te contar o que é possível descobrir fazendo uma árvore genealógica, vamos primeiramente entender o que de fato ela é. 

Você já parou para pensar quem foram seus antepassados, o que eles faziam a dez, cem ou mais anos atrás? 

Também conhecida como árvore da família, uma árvore genealógica é a representação gráfica e simbólica do histórico das conexões entre membros de uma mesma família. As ramificações e galhos determinam o grau de parentesco, ascendência ou descendência. 

Já deu para perceber que a árvore genealógica serve para muito mais do que apenas saber a história da família, né? Mas afinal, o que é possível descobrir fazendo uma árvore genealógica?

Conhecimento sobre a história da família

A pesquisa genealógica oferece, primariamente, o conhecimento da história da família, isto é, de quem eram seus membros, qual sua origem geográfica e social e que processos sofreu, sejam eles migratórios – voluntários ou forçados – ou de outra natureza.

Divertimento sobre as curiosidades envolvendo antepassados

A pesquisa pode também trazer à luz histórias curiosas e talvez já esquecidas no correr dos séculos.

Você tem curiosidade em descobrir alguma coisa de um parente seu, ou até um segredinho secreto da sua família? Com a criação da árvore genealógica, podemos tornar isso possível.

Em minha árvore, por exemplo, encontrei ao menos dois personagens curiosos no ramo português: uma mulher – Maria Adelaide de Sá Menezes (1826-1879) –, cujo corpo não se decompôs após o sepultamento e foi considerada santa pela crendice popular; e seu tio e padrinho – o bacharel José Pinto Rebello de Carvalho Souto (1787-1870) –, que teve de fugir de Portugal durante o conflito entre Pedro I(V) e D. Miguel por ser partidário do primeiro, passou por Inglaterra, França e Bélgica e voltou a Portugal, onde se envolveu na política local, mas terminou a vida no Brasil e pobre, segundo os relatos encontrados.

Compreensão sobre uma possível cidadania estrangeira

É comum buscarmos a nossa árvore genealógica em um processo de pedido de dupla cidadania, onde estabelecemos contato com antepassados ​​que nasceram em outro país. Por exemplo, se o seu avô ou bisavô for descendente de portugueses, isso pode lhe render a cidadania.

Origens genéticas

Finalmente, e de modo acessório, a análise dos atestados de óbito dos antepassados diretos durante a pesquisa documental pode evidenciar uma propensão a certas doenças de cunho hereditário que talvez ainda não tenham sido evidenciadas. Entretanto, vale lembrar que quando falamos de doenças, não é somente o fator hereditário que devemos considerar, ok? O estilo de vida individual de cada familiar também é muito importante e deve ser levado em consideração.

Importância da árvore genealógica

A família é nossa conexão mais profunda com o mundo, do qual nossos valores, educação e história se originam. Construir uma árvore genealógica serve não apenas para ilustrar nossas origens, mas também para mostrar apreço por aqueles que estão constantemente fazendo parte de nossas vidas, e carregar consigo um legado de família.

Se você quer saber mais sobre o assunto ou tem alguma dúvida pontual, deixe um comentário. Nossa equipe está preparada para conversar mais sobre o tema! 😉


Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Deseja conhecer com mais profundidade a sua família e a sua origem?

Peça já um orçamento e entenda mais sobre o nosso trabalho.

Entrar em contato (21) 99995-6400

Ofertas & Novidades

Cadastre-se e receba por e-mail ofertas e novidades da Minha Árvore Genealógica.