Blog
Dupla cidadania

Morar na Alemanha: saiba como e por quê se mudar para o país

Morar na Alemanha: saiba como e por quê se mudar para o país

Seja pelo descontentamento com a situação do Brasil ou apenas pela vontade de conhecer um lugar novo, muitos brasileiros sonham em morar na Alemanha e esse interesse vem crescendo cada vez mais nos últimos anos.

Contudo, exigem algumas etapas que devem ser seguidas para garantir uma estadia segura e legal no país – e esse processo pode ser ainda mais fácil tendo um passaporte alemão ou de algum país da União Europeia em mãos!

É preciso muito planejamento e sabedoria na hora de mudar-se de país, por isso, nós preparamos um guia para te ajudar a se preparar para uma nova etapa da sua vida com muito mais tranquilidade. Continue lendo!

| Leia também: Cidadania alemã: quem tem direito à ela?

Como morar na Alemanha?

Diferentes motivações podem te levar a mudar-se para a Alemanha: trabalho, estudo, investimentos ou até mesmo vontade de recomeçar a sua vida. Para isso, é preciso analisar todas as possibilidades e oportunidades de viagem e estadia no país, principalmente se você tem em mãos um passaporte europeu.

Porém, sem o passaporte europeu, você pode tentar morar na Alemanha com um visto de trabalho ou de estudo, mas ele não te garante a moradia permanente por lá e nem concede todos os direitos que um cidadão alemão tem.

Portanto é interessante pesquisar a possibilidade de requisitar o reconhecimento da sua cidadania alemã para mudar-se para o país e ter acesso a todos os direitos civis e políticos garantidos a um cidadão alemão, que facilitarão a sua vida no país. 

No Brasil, devido à imigração dos alemães nos últimos dois séculos e principalmente nos estados do Sul, existem muitos descendentes de alemães, como filhos, netos e bisnetos. Além do direito de sangue, ou jus sanguinis, é possível obter a sua cidadania alemã por outros métodos:

  • via casamento: é possível requisitar a sua cidadania alemã após dois anos de casamento com um cidadão alemão, se atender a todos os requisitos da lei;
  • por tempo de residência: é necessário morar por oito anos, no mínimo, para solicitar a sua cidadania pelo tempo de residência no país, além de ser necessário realizar o teste de cidadania, ser fluente em alemão, ter emprego no país e não ter nenhuma condenação criminal.

Requisitos para morar na Alemanha

A Alemanha é alvo dos imigrantes na hora de mudar de país por ser um país próspero e organizado. Justamente por isso existem tantas formalidades na hora de entrar no país, seja para trabalho ou estudos. Conheça agora alguns requisitos para visitar ou morar na Alemanha.

  • Seguro-saúde;
  • Conhecimento básico da língua alemã;
  • Comprovante de capacidade financeira para permanecer no país;
  • E, é claro, ter o visto de entrada na Alemanha.

| Leia também: Passaporte: quais os melhores países para tirar esse documento?

Vantagens de morar na Alemanha

Muitos brasileiros desejam deixar o país para morar na Alemanha por diversos motivos, seja pela qualidade de vida oferecida por lá ou pelas oportunidades de estudo e trabalho. O país é uma excelente opção quando tratamos do padrão da qualidade de vida dos cidadãos, além do governo contar com políticas sociais que integram os estrangeiros na cultura local.

Confira a seguir algumas vantagens de morar na Alemanha.

O sistema de saúde é de qualidade e eficiente

Ao contrário do Brasil, que tem seu o Sistema Único de Saúde sucateado e pouco valorizado pelos governantes, apresentando diversos problemas de funcionamento e estrutura, na Alemanha a situação é completamente contrária.

É extremamente raro que as pessoas prefiram pagar planos privados de saúde, o que mostra na prática a qualidade do sistema público.  Sem contar que há diversos serviços oferecidos pelo sistema público de saúde da Alemanha que não são encontrados nem no sistema privado de vários países, como no Brasil.

Transporte público eficaz e barato

Outra vantagem de morar na Alemanha é contar com um sistema de transporte público eficiente e que funciona em todo o território alemão. O transporte público alemão se encontra no top 10 de todo o mundo.

É possível usufruir de ônibus, trens e metrôs de alta qualidade, totalmente limpos e organizados. Além disso, o governo anunciou um desconto no preço do bilhete único: os cidadãos pagam cerca de 9 euros (50 reais) por mês e podem usar de maneira ilimitada.

Educação exemplar e de primeiro mundo

Outro ponto que chama muita atenção quando falamos das vantagens de viver na Alemanha é o sistema educacional do país, que deixa uma diferença evidente entre o país europeu e o Brasil. A educação alemã é de extrema qualidade e excelência, proporcionando um aprendizado completo durante toda a vida escolar.

Os colégios oferecem o estudo da língua inglesa de maneira aprofundada desde as séries iniciais, além de outros idiomas como o latim. No ensino superior, as universidades públicas são consideradas as melhores do mundo e acolhem estudantes estrangeiros.

Já imaginou morar num país tão eficiente?

Ficou com ainda mais vontade de morar na Alemanha? Corra para descobrir se você tem direito à cidadania alemã e planeje muito bem a sua ida ao país. E a boa notícia é que a Minha Árvore Genealógica pode te ajudar a conquistar sua cidadania e facilitar todo esse processo!


Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Deseja conhecer com mais profundidade a sua família e a sua origem?

Peça já um orçamento e entenda mais sobre o nosso trabalho.

Entrar em contato (21) 99995-6400

Ofertas & Novidades

Cadastre-se e receba por e-mail ofertas e novidades da Minha Árvore Genealógica.