Blog
Dupla cidadania

Dupla cidadania: o que fazer quando falta um documento nesse processo

Dupla cidadania: o que fazer quando falta um documento nesse processo

Durante o processo para reconhecer sua dupla cidadania é quase impossível não se deparar com a falta de um documento, mas não precisa se desesperar, esse não é o fim da sua jornada.

Existem algumas maneiras de suprir a falta desse documento ou até mesmo de conseguir uma cópia oficial, mesmo que você não tenha o documento em mãos.

Quer saber o que fazer quando falta um documento para ter sua dupla cidadania devidamente reconhecida? Continue lendo, nós podemos te ajudar!

Tem um documento faltando, e agora?

Enquanto você estiver reunindo os documentos necessários para comprovar sua ligação sanguínea com um cidadão de outra nação, é possível que você se depare com a falta de algum desses documentos.

Elena Greco, autora do livro Cidadania Italiana Para Brasileiros, conta que no seu processo de reconhecimento da cidadania italiana, ela deu falta de um documento muito importante: a certidão de casamento dos seus tataravós, que assegurava sua descendência italiana.

A escritora conta em seu livro que, por intermédio de um amigo da família – que, coincidentemente, era italiano – foi possível localizar um possível parente dos seus tataravós, o qual concedeu uma cópia de um documento oficial do seu tataravô.

O problema é que essa cópia não era autenticada, já que na época da sua emissão ainda não existiam cartórios onde as pessoas eram registradas.

Em algumas situações como esta, é possível ter sua cidadania reconhecida mesmo com um documento faltando, mas isso dependerá muito da pessoa que estiver lhe atendendo. Ou seja, é quase que um tiro no escuro e uma pedida muito arriscada.

| Leia também: Cidadania italiana: exceções quanto a este direito

Greco conta em seu livro que, mesmo buscando alternativas para resolver este problema, ela resolveu insistir no seu pedido ao Consulado e deu certo! O Consulado autorizou a legalização dos seus documentos e, por sua vez, o reconhecimento da dupla cidadania, apesar da falta de um documento.

Como reconhecer a dupla cidadania se eu não quiser arriscar continuar sem um documento?

Nesse caso, é possível contratar um serviço de assessoria, se você não tiver acompanhamento de um advogado para reconhecer sua dupla cidadania, e eles poderão te auxiliar a fazer uma busca por documentos que possam suprir a falta desse documento em específico.

Por isso é importante, antes mesmo de reunir seus documentos e correr atrás de um advogado, avaliar os obstáculos que podem surgir no seu caminho e se você tem condições de contornar essas situações.

Se estiver tudo certo com seus documentos e você estiver financeiramente apto para iniciar seu processo de reconhecimento da dupla cidadania, então não tem com o que se preocupar!

Aliás, se você precisar de ajuda e não sabe por onde começar todo esse processo, basta entrar em contato com a nossa equipe, nós podemos te ajudar!


Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Deseja conhecer com mais profundidade a sua família e a sua origem?

Peça já um orçamento e entenda mais sobre o nosso trabalho.

Entrar em contato (21) 99995-6400

Ofertas & Novidades

Cadastre-se e receba por e-mail ofertas e novidades da Minha Árvore Genealógica.