Blog
Árvore genealógica Assentos e certidões

Como descobrir de onde vieram meus avós?

Como descobrir de onde vieram meus avós?

Visitar nossos avós é sempre maravilhoso, né? A gente volta com aquela sensação de barriga cheia de doces e o coração cheio de amor… E quando eles partem fica aquela saudade e as lembranças que deixaram conosco. Que tal embarcar em uma viagem para o passado e descobrir de onde vieram seus avós e como eles viveram? 

Como descobrir a cidade de origem de meus avós

É muito comum encontrar documentos dos avós que informam que eram naturais de Portugal e nada mais. Uma vez que processos como o de pedido de cidadania requerem que se encontre a certidão de nascimento do antepassado português, é preciso descobrir onde ele nasceu.

A primeira estratégia, nesses casos, é procurar informações em cartas recebidas de – ou enviadas para – parentes em Portugal. Essas cartas deverão conter endereços de locais por onde começar a busca por certidões.

A segunda estratégia, quando não houver cartas, é a de conversas com pessoas que conviveram com esses avós para obter qualquer pista que ajude a descobrir de onde eles vieram. Essa é uma das melhores maneiras de conhecer os seus antepassados. 

A terceira estratégia, quando se sabe quando os avós chegaram, é buscar informações nos Cartões de Imigração relativos ao Brasil (1900-1965) e a São Paulo (1902-1980) – disponíveis no FamilySearch. Esses cartões costumam informar onde os emigrados moraram no país natal. Pode-se supor que eles tenham morado nos locais onde nasceram e começaram a busca a partir desses locais.

Localizar casa onde meus avós viveram 

Os assentos e certidões de óbito costumam informar, além da causa mortis, o endereço dos falecidos. Pode-se buscar aí.

Outra possibilidade é procurar cartas recebidas da aldeia ou cidade natal de seus avós. Os endereços dos remetentes podem trazer alguma pista de onde vieram seus avós.

| Veja também: Como encontrar parentes antigos no Google

É possível encontrar parentes ainda não conhecidos?

É possível, porém vai exigir de você muita paciência e persistência durante a pesquisa. Conheço alguns brasileiros que quiseram voltar às aldeias natais de seus pais e avós para tentar encontrar parentes até então desconhecidos. Existem ao menos duas estratégias para conseguir localizar esses parentes.

A primeira delas é buscar comunidades ou grupos do Facebook relacionados a essas aldeias, pedir para entrar e publicar os nomes de seus familiares e as datas de partida, os nomes de seus familiares e as datas de partida para o destino onde vivem hoje. Talvez haja sobreviventes mais idosos ou descendentes deles que ainda se lembram dos emigrados.

A segunda estratégia é buscar sítios ou portais dedicados às ditas aldeias e localizar, em notícias, relações de autoridades locais e de pessoas ilustres, sobrenomes que se pareçam com os de sua família. Como esses sítios costumam oferecer meios de contato, podem-se enviar mensagens com os nomes de seus familiares e as datas de partida, como sugerido anteriormente. 

A gente sempre tem alguma coisa nova para descobrir da nossa família, e se você souber usar esses conhecimentos de maneira correta, pode conseguir ainda mais informações e uma árvore genealógica super completa.

Agora conta pra gente, como está sendo essa descoberta sobre as histórias da sua família? Precisa de alguma ajuda para coletar as informações necessárias? Se você quer saber mais sobre o assunto ou tem alguma dúvida pontual, deixe um comentário. Nossa equipe está preparada para conversar mais sobre o tema! 😉


Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Deseja conhecer com mais profundidade a sua família e a sua origem?

Peça já um orçamento e entenda mais sobre o nosso trabalho.

Entrar em contato (21) 99995-6400

Ofertas & Novidades

Cadastre-se e receba por e-mail ofertas e novidades da Minha Árvore Genealógica.